segunda-feira, 25 de maio de 2009

Estátua de Amílcar Cabral


No dia em que é assinalado o dia de África, os guineenses assistem com euforia e patriotismo à inauguração da estátua do «pai das nacionalidades» da Guiné e deCabo-Verde, Amílcar Lopes Cabral.

Há 23 anos a estátua de Amílcar Cabral que estava no recinto do aquartelamento de Amura, em Bissau, construída em 1985, em Cuba, e que um ano depois chegou à Guiné-Bissau, ainda não tinha sido erguida. A decisão de o fazer foi tomada recentemente pelo actual primeiro-ministro e presidente do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, e anunciada em plena campanha eleitoral. Ao som do hino nacional, tambores e outros instrumentos folclóricos, notáveis políticos, diplomatas, membros da sociedade civil, religiosos e uma grande massa popular assistiram à cerimónia. A estátua, que tem cinco metros e vinte e cinco centímetros de altura, é de bronze e pesa duas toneladas. Foi colocada na entrada principal que dá acesso à capital guineense, junto ao Aeroporto Internacional «Osvaldo Vieira».

Os familiares de Amílcar Cabral não faltaram a cerimónia. Iva Cabral, a filha do homem que dirigiu a luta pela independência, cuja imagem ficou conhecida também fora da Guiné-Bissau, não escondeu a sua satisfação. «É um marco importante. Um país sem história, deixa de ser país», disse. Para Fernando Delfim da Silva, estudioso e académico guineense, o acto representa uma «justiça histórica».

A cerimónia, que contou com a presença do Chefe do Governo, Carlos Gomes Júnior, foi presidida pelo Presidente da Republica Interino, Raimundo Pereira.

A instalação da estátua custou ao Estado guineense, 175 mil dólares. A cerimónia culminou com a mudança do nome da avenida principal da capital, que passa agora a chamar-se «Combatentes da Liberdade da Pátria», substituindo assim o nome «14 de Novembro».


Fonte:


PNN Portuguese News Network

Um comentário:

  1. Grande HOMEN, grande coregem e capacidade de luta que possuia. Estará sempre na memória de todos!E nós guineenses estamos no caminho para a reconstruçao da nossa TERRA MAE.. espero assim que todos os guineenses dêm o seu cntributo!! Um grande Abraço a todos os guineenses!! PAZ e AMOR

    ResponderExcluir